terça-feira, 30 de junho de 2015

SUPERANDO OS OBSTÁCULOS

Marcos 10: 46-52
No texto supracitado, Jesus e seus discípulos estavam passando por Jericó a caminho de Jerusalém. Muitas pessoas também faziam o mesmo percurso, visando à participação na festa da páscoa em Jerusalém, por isso havia uma grande multidão. Alguns aproveitavam para expor seus produtos e atrair compradores, havia muita gritaria. Um homem chamado Bartimeu estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola, pois era cego. Não tinha nada para vender, apenas gritava por misericórdia àqueles que por ali passavam. Naquela época, se a pessoa não pudesse trabalhar e não tivesse ninguém que a ajudasse, não restava outra coisa senão pedir esmolas. A situação de Bartimeu era triste. Quando ele soube que Jesus estava passando à sua frente, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. ” As pessoas que estavam próximas o repreenderam, ordenando que ficasse calado, mas Bartimeu gritava ainda mais alto. De repente, Jesus parou, e mandou chamá-lo. Assim as pessoas disser am ao cego: “Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. ” Bartimeu jogou a capa fora, ficou de pé e foi ao encontro do Mestre. Jesus lhe perguntou: Que queres que te faça? Ele respondeu: “Mestre, que eu veja. ” Então, Jesus curou-o e disse: “Vai, a tua fé te salvou. ”
Esta história nos apresenta algumas lições para superar os obstáculos que surgem em nossas vidas:
            1. Venha a Cristo não importa se as pessoas tentem impedir ou zombem da sua fé. Bartimeu ignora as pessoas que tentavam impedi-lo de clamar por Jesus. Ele desejava ardentemente estar na presença do Mestre, pois confiava que isso mudaria sua vida, assim teve sua vida transformada. Se Ele tivesse escutado aqueles que estavam ao seu redor não teria gritado por Jesus, certamente morreria como mendigo, cego e pobre. Jesus passava pela última vez em Jericó e ninguém sabia, mas Bartimeu não perdeu a oportunidade, ele cria que Jesus poderia curá-lo e não deixa que nada o impeça de receber a bênção. Não deixe que as pessoas à sua volta impeçam você de fazer um compromisso total com Cristo e receber a sua vitória. Não deixe que nada se interponha entre você e Ele.
2. Venha a Cristo, não importa quão grande seja o obstáculo. Isto nos leva a outro ponto muito importante nesta história. Observe que Bartimeu jogou sua capa para o lado quando foi para Jesus. Para nós, hoje, não parece muito, mas esse manto era um revestimento exterior ou uma blusa, pode ter sido a única coisa de valor que ele possuía. As pessoas pobres usavam seus mantos para mantê-las aquecidas durante a noite e se proteger do sol durante o dia. Quando ele a jogou de lado para ir a Jesus, estava dizendo: "Não vou deixar que nada neste mundo me impeça de ir a Jesus." Imagine-se, jogando de lado tudo de valor que você possui: seu carro, celular, computador, fama, títulos para chegar a Jesus. Muitas vezes colocamos as coisas materiais entre nós e o Senhor. Lembre-se de  que Jesus afirmou que não podemos amar a Deus e ao dinheiro (Mt 6:24). Tiago diz: "a amizade do mundo é inimizade contra Deus." (Tg4: 4) Não deixe que nada impeça você de aproximar do Senhor, pecados, bens materiais ou amizades. Nele está a sua vitória!
            3. Venha a Cristo e apresente sua necessidade. A pergunta de Jesus a Bartimeu parece boba: "Que queres que te faça?" Jesus sabia exatamente o que ele precisava. Mas Deus deseja que Lhe apresentemos as nossas impossibilidades. Ele espera que confessemos nossas necessidades. De que realmente você precisa? Seja honesto com Deus e reconheça que você nada obterá sem Ele.
4. Venha a Cristo e O siga por onde quer que andares. Finalmente, quando Bartimeu foi curado, ele "seguiu Jesus pelo caminho." Quando recebemos o perdão dos pecados e aquilo de que necessitamos, devemos segui-Lo. Se você recebeu o maravilhoso dom da salvação de Deus, sua resposta deve ser amá-lo e obedecer-Lhe sempre. Muitas pessoas depois que recebem aquilo que procuram, são ingratas e abandonam a Cristo. Não proceda assim.
            Querido, não deixe que os amigos, família ou qualquer outra coisa o impeça de clamar por Jesus Cristo, nada pode interpor-se no seu relacionamento com Deus. Diga a Ele aquilo de que  você precisa, certamente, Ele fará tudo aquilo que você realmente necessita, pois Ele o ama.
                                        Rev. Liberato Pereira dos Santos