sábado, 16 de maio de 2015

NÃO DESPREZE A SUA MOCIDADE!

Jeremias foi um profeta chamado por Deus, ainda na sua juventude, no tempo do rei Josias, o último rei piedoso de Judá. Sua mensagem era relevante para sua geração. A nação vivia dias sombrios, tal como nosso Brasil, Deus levantou um jovem que, apesar de todas as perseguições e dificuldades,   se manteve firme e corajosamente proclamou a mensagem de Deus. Ao longo do seu ministério, advertiu o povo de Deus de que uma catástrofe viria sobre a nação por causa do seu pecado. Ele contemplou o cumprimento de sua profecia com a queda de Jerusalém por Nabucodonosor, rei da Babilônia. A cidade e o Templo foram  destruídos e alguns foram levados cativos para a Babilônia. Mas sua mensagem, também continha a promessa do retorno e restauração da nação.
No capítulo primeiro, o texto afirma que Deus o escolheu antes que fosse formado no ventre de sua mãe, mas quando chamado Jeremias questionou o Senhor dizendo: que era muito jovem. Quem sabe você, à semelhança do profeta, não está querendo fugir do chamado de Deus para sua vida, dizendo: Sou muito jovem. Deus o está convocando para uma grande missão, não diga que é apenas um jovem. O apóstolo Paulo recomenda ao jovem pastor Timóteo: “Ninguém despreze a sua mocidade...” (I Tm 4:12). Quero dar-lhe três razões para você não desprezar a sua mocidade:
Deus tem um propósito para sua vida – Como Ele deu a Jeremias uma mensagem para sua geração, acredito que Deus tem uma mensagem para que os nossos jovens transmitam a esta geração perdida em seus pecados. Os jovens cristãos foram chamados com um propósito divino, alguns se tornarão profetas como Jeremias e Isaías, outros como Daniel, influenciarão a sociedade nas mais diversas áreas.
Os pais devem orientar os seus filhos e prepará-los no temor do Senhor, a fim de que eles compreendam o propósito de Deus. Não podem ser negligentes, como foi o sacerdote Eli, que não disciplinou os seus filhos, permitindo-lhes continuar no pecado. Eli era um bom homem, amava e servia a Deus como sacerdote fiel, mas não teve coragem de disciplinar os seus filhos. Foi julgado pelo seu pecado. Devemos preparar os nossos filhos para cumprir o propósito divino em suas vidas.
            Deus usa os jovens, como fez com o rei Josias, que tinha oito anos quando começou a reinar. Com dezesseis anos decidiu buscar a Deus, com vinte e dois anos começou a purificar a nação da idolatria e trouxe um grande avivamento para Judá. Jovens não despreze a sua juventude, sejam obedientes ao chamado de Deus para sua vida.
Deus estará contigo em todo o tempo - Jeremias disse sou apenas um jovem! A tarefa é grande demais para mim. Mas Deus respondeu, sua juventude não é uma desculpa, seja obediente, pois estarei contigo em todo o tempo. Você em nenhum momento estará sozinho no cumprimento da tarefa, Ele o capacitará com o seu Espírito e colocará os seus anjos ao seu serviço, foi assim com o Profeta Eliseu, veja II Reis capítulo seis.
            Deus o revestirá de poder – Deus tocou nos lábios de Jeremias dando-lhe o poder da palavra. Ele não lhe dará uma tarefa sem capacitá-lo para o seu cumprimento. Se Ele lhe pede para compartilhar o evangelho com o seu amigo, irá capacitá-lo para a tarefa.  Em Atos capítulo dois, versículo dezessete, a Palavra do Senhor diz: “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos.” Alguns vão se tornar evangelistas, outros pastores, outros servirão nos diversos segmentos da sociedade e Deus os revestirá de poder e autoridade no cumprimento da missão.

            Jovens, não deixem que ninguém despreze a sua mocidade. Deus lhes deu um propósito divino, vocês terão a sua companhia e capacitação para o desempenho da sua missão. Seja forte e corajoso, não temas.
           Rev. Liberato Pereira dos Santos