sexta-feira, 1 de maio de 2015

O VALOR DO TRABALHO

  Para a maioria, quando falamos do assunto, o trabalho é com um sentimento de tédio e até mesmo de desespero. Afinal, parece que o trabalho do homem nunca é concluído. Muitas vezes é repetitivo, demorado, chato e nunca parece trazer a recompensa que almejamos. Muitos acham que o trabalho é consequência do pecado, mas esse pensamento não é correto. É verdade que o trabalho se tornou mais difícil e com menor recompensa como resultado da queda, uma vez que Deus afirmou a Adão que ele trabalharia mais para conseguir pouco. A criação inteira foi afetada pelo seu pecado. No entanto o trabalho é um presente antes da queda, responsabilidade dada ao homem para seu benefício e satisfação. Tendo completado a criação, Deus se voltou para Adão e disse-lhe para assumir a responsabilidade por toda a vida animal e vegetal. Ele deveria lavrar a terra e cultivar o jardim do Éden.       É interessante que a chamada ao trabalho está ligada à or dem para observar o sábado. Há uma conexão imediata entre os dois. O descanso só pode ser experimentado pela criação apenas no contexto do trabalho. Um dia de descanso de uma semana de sete dias implica claramente seis dias de afazeres. Um padrão estabelecido para homem pelo próprio Deus.
    Por que o homem deve trabalhar? O que existe no trabalho que dá ao homem significado e propósito à vida? Destaco três pontos:
Ser um trabalhador é ser como Deus. Uma das qualidades essenciais de que somos a imagem e semelhança de Deus é o fato de que usufruímos a sua capacidade criadora. Com as próprias mãos, podemos moldar a nossa direção e suprir as nossas necessidades. Deus estabeleceu um padrão que demonstra essa criatividade no trabalho, quando Ele passou seis dias criando. Ele não é preguiçoso, desleixado ou desocupado. Ele foi diligente. Mas Deus não simplesmente trabalhou, sua obra teve constância e propósito e perpetuidade – continua até hoje e pelos séculos futuros. Portanto, temos de ter o cuidado de seguir o Seu exemplo: trabalhar seis e descansar um. Não obstante, percebemos que muitos preferem descansar seis e trabalhar um.
Ser um trabalhador é cumprir sua missão. O trabalho não é só um dever, é uma bênção! Ninguém pode negar o sentimento de satisfação que ocorre quando sabemos que desfrutamos do fruto do nosso próprio labor. Para o trabalho ser gratificante, deve ser feito a partir de uma motivação altruísta. Não deve visar apenas ao lucro, mas também à contribuição proveitosa que você dar por meio dele. Essa perspectiva é corroborada na história da criação quando ao homem é dito para ter domínio sobre o resto da criação. Quando você coloca a responsabilidade no contexto de seis dias de trabalho e um dia de descanso, mostra-nos o fato de que a motivação do homem deve ser para o bem da criação e para a glória de Deus. Assim, para que o seu trabalho seja cumprido, deve ser feito não somente em benefício próprio, mas também dos outros e, finalmente, e dedicado a Deus.
   Ser um trabalhador é ser equilibrado. Há algumas pessoas que não querem trabalhar de nenhuma forma. Mas há outros que não param de trabalhar. A história da criação dá uma resposta clara para ambos os extremos. Você deve gastar mais tempo trabalhando do que gasta em repouso. Não há nenhuma desculpa para a preguiça ou ociosidade demasiada. Todos devem encontrar algo útil para fazer com suas próprias mãos. Mas você deve utilizar o tempo para descansar, porque isso é igualmente uma parte de sua responsabilidade para com Deus. Portanto, deve haver equilíbrio. O que é necessário para manter esse bom senso e disciplina. Paulo nos diz: “Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: se alguém não quer trabalhar, também não coma. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes intrometendo-se na vida alheia; a esses tais, porém, ordenamos e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu próprio pão."

     Meu irmão, o trabalho não é uma maldição. É uma bênção! Quando o realiza, você assemelha-se a Deus, cumprindo sua missão com equilíbrio. O trabalho pertence integralmente ao papel do homem feito à imagem de Deus e fornece estrutura significativa para sua existência. Seja um trabalhador e glorifique a Deus.
                                         Rev. Liberato Pereira dos Santos

domingo, 26 de abril de 2015

O SEGREDO PARA VIVER SATISFEITO

O SEGREDO PARA VIVER SATISFEITO
Filipenses 4:10-13
Paulo usa a palavra "contente", no versículo onze, que significa:  "estar satisfeito com o que se tem, independentemente de quão pequeno possa ser".  Você é uma pessoa contente? Se você é, então possui um grande tesouro. “... e, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento. (1 Tm. 6:6). Alguém já disse que o contentamento "suaviza nossas privações, adoça nossas provisões, e faz da nossa casa um castelo."
      Vivemos num mundo de pessoas descontentes! Ao invés de uma vida de contentamento e gratidão, o que vemos são protestos e murmurações. Queixam da sua casa, quando milhares não têm. Reclamam do trabalho enquanto muitos não têm emprego.  Reclamam do seu carro, quando muitos nunca tiveram um.  Por quê? Porque não aprendemos o segredo do contentamento! Benjamin Franklin disse: "O contentamento torna os pobres ricos, e descontentamento torna os ricos pobres. "
            Há um segredo para a satisfação, e Paulo o conhecia.   Veja as suas palavras: "eu aprendi ", v. 11, significa: "adquirir conhecimento".  "Sei", v. 12, significa "entender, para fazer uma descoberta". "Experimentado", v. 12, significa “ser iniciado". Paulo usa a linguagem dos gregos, "religiões de mistério". Eles alegavam que somente os iniciados tinham conhecimento especial de segredos profundos e divinos. Paulo toma emprestadas palavras deles para nos dizer que ele tem sido iniciado no segredo para viver satisfeito. 
            Para Paulo a essência da satisfação é viver contente com aquilo que você tem. Ter a consciência de que Deus conhece suas necessidades e Ele vai atendê-las. Mt 6:32. “Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. ” O Senhor pode fazer isso diretamente como fez a Elias (I Rs 17), como alimentou a Israel no deserto com o maná vindo do céu, ou como sustentou a viúva de Sarepta (I Rs 17). Mas Ele pode satisfazer nossas necessidades por meio de outras pessoas como supriu Paulo por meio da oferta dos filipenses. Porém, independentemente do que Ele provê, devemos alegrar-nos em Deus. O que é necessário para satisfazê-lo? Fama, carros, entretenimentos, roupas, festas, e outras coisas. Você fica chateado e murmurando quando não consegue algo que deseja? Em vez de reclamar daquilo que lhe falta, porque não louvar por aquilo que você tem?
            Paulo aprendeu a ter quietude em qualquer situação. Ele estava na prisão, mas não se desesperou ou ficou enfurecido. Em situações difíceis, ele tinha a essência do contentamento. Isso não é autossuficiência, ou seja, “ser suficiente em si mesmo”. Não é aquilo que os palestrantes motivacionais ensinam, pensamento positivo. A palavra grega autarkes, usada por Paulo, no versículo onze, é uma das mais importantes da ética pagã. Esta autarkeia (autossuficiência) era a maior aspiração da ética estoica. Para eles significava uma situação espiritual em que o homem era absoluta e inteiramente independente de tudo e de todos; um estado em que o homem aprendia por si mesmo a não necessitar de nada nem de ninguém. A proposta dos estoicos era alcançar essa autossuficiência eliminando todo desejo e toda emoção. Paulo, todavia, não era estoico, e sim cristão. Para o estoico, o contentamento era uma conquista humana para Paulo, um dom divino. Sua suficiência estava em Deus. Paulo utilizou essa palavra para expressar a sua independência das circunstâncias externas, ele estava sempre consciente de sua total dependência de Deus. Por isso, ele não era movido pelas circunstâncias da vida.
            Paulo conhecia a fonte da sua força. “Tudo posso naquele que me fortalece. ” V.13. Não há espaço para o pessimismo e derrotismo, nem para a presunção, o seu poder vem de Cristo. Ele dá força para enfrentar as adversidades da vida, poder para desfrutar do contentamento, independentemente das circunstâncias. O Senhor está conosco em todo o tempo.

            Aprenda a viver contente, siga as orientações do apóstolo Paulo, certamente você desfrutará de muita alegria e paz, em qualquer situação da vida.  Deus o abençoe.   
                                         Rev. Liberato Pereira dos Santos