quinta-feira, 9 de abril de 2015

O VERDADEIRO SUCESSO

Salmo 1:1-6
Há muitas maneiras pelas quais os homens medem o sucesso material. Entre elas estão: riqueza, poder, posição, prestígio, e outras. No entanto medir o sucesso espiritual é mais difícil. Para o filho de Deus que vive neste mundo materialista provar seu sucesso torna-se complicado, pois, muitas vezes, há pouca evidência visível e tangível que demonstre sua vida bem sucedida. O parâmetro das Escrituras para medir o sucesso de um homem é diferente. Deus valoriza mais o ser do que o ter.
     No salmo primeiro, encontramos a visão correta do sucesso. Ele se torna o melhor parâmetro para medir a nossa prosperidade aqui na terra:
         O cristão é separado, ele não acredita nos ímpios, não ouve e nem segue os seus conselhos e convites para o mal. Sua audição está sintonizada com algo bem mais elevado! Ele não se porta conforme os ímpios, cujos padrões e procedimentos não imita. Não se detém no caminho daqueles que não andam de conformidade com a vontade de Deus, nem se sente à vontade em ambientes que não glorificam a Deus. O cristão bem sucedido percebe que há uma grande diferença entre ele e o mundo, pois foi salvo para viver de acordo com a Palavra do Senhor.
    Para o cristão bem sucedido, a Palavra de Deus conquistou seu pleno afeto, seu prazer está em meditar nela. Tem convicção de que a Palavra não é um livro de fábulas, mitos e lendas, e sim, a própria Palavra de Deus, inspirada, infalível e inerrante e absolutamente perfeita e pura. Seu maior contentamento está em meditar e praticar os seus ensinos. Ela é para sua vida o leite genuíno, pão e mel e água que alimentam e  saciam a sua alma. A Palavra é para sua vida como o espelho que lhe mostra aquilo que não agrada ao Senhor, apresentando-lhe a verdade que o liberta e o faz bem sucedido. É fogo que purifica sua vida. O cristão bem sucedido é apaixonado pela Bíblia, sabe que em suas páginas encontrará tudo aquilo de que sua alma necessita, nela está encarnada a completa revelação de Deus aos homens. Você ama a Palavra de Deus?
     As promessas deste salmo são condicionais, quando vivemos vida santa e separada, alimentamos nossas almas com a Palavra de Deus, então podemos esperar as bênçãos do Senhor, a fim de fazer-nos prósperos.
         Sua posição – plantado à beira de um rio –  como uma árvore que nunca seca e nem murcha, sempre verde, exuberante e linda. O cristão que vive perto de Deus nunca ficará seco espiritualmente e nem murchará, pois o rio da vida alimentará sua existência. Ele será vibrante, alegre e produtivo. As intempéries da vida e as estações de estio que ocorrem na vida nunca afetarão a vida do cristão plantado na presença do Senhor, é ligado a uma fonte inesgotável de vida e força.
      Seu destaque – Uma árvore que se torna referencial, todos que estão a sua volta perceberão que ele anda na presença do Senhor, como ocorreu com os discípulos em Atos 4:13. Será como uma árvore vistosa!
      Sua permanência – Ao contrário de algumas plantas que vivem por temporada e morre, esta árvore introduziu as raízes nas profundezas da terra. Plantada, literalmente “transplantada.” Uma árvore não pode transplantar a si mesma, nem o homem pode transplantar-se para o Reino de Deus, é obra da graça de Deus. Ele nos colocou em terra boa, perto da fonte de água, Seu Espírito. No entanto, depois de plantados, é nossa responsabilidade utilizar os recursos que Deus já nos deu para o crescimento.
     Sua Produtividade – O cristão bem sucedido é uma bênção para todos os que o rodeiam, pois seu fruto é abundante.
 Sua Prosperidade - Deus vai abençoá-lo, tudo quanto ele faz será bem sucedido. Sua vida pessoal, familiar, empresarial, religiosa, espiritual tudo será abençoado pelo Senhor. Isso não quer dizer que não haverá mares tempestuosos, mas o cristão bem sucedido será capaz de navegá-los com Jesus, até que este os acalme, mais uma vez!

   Você possui as características de um cristão bem sucedido? Se assim for, a Bíblia, no versículo 1, diz que você é "Bem-aventurado". Isso significa: “feliz, super-feliz." Que o Senhor nos ajude a compreender o verdadeiro significado de uma vida bem-sucedida.
                                         Rev. Liberato Pereira dos Santos                                                                                    

segunda-feira, 6 de abril de 2015

CRESCENDO ESPIRITUALMENTE

Disponibilizo para os visitantes a apresentação do sermão que preguei no dia 29/04/15, na IPBN. Espero que seja edificados com a Palavra do Senhor. Click no link abaixo e faça o download.