sábado, 1 de setembro de 2012

REFLETINDO A IMAGEM DE CRISTO


Num domingo, enquanto se dirigiam para casa, após sair do templo, uma menina virou para sua mãe e disse: "Mamãe, há algo sobre a mensagem do pregador nesta manhã que não entendo." A mãe disse: "O que você não entendeu?” A menina respondeu: "Bem, ele disse que Deus é maior do que nós. Afirmou que Deus é tão grande que Ele mantém o mundo em suas mãos, isso é verdade?” A mãe respondeu: "Sim, isso é verdade, filha." "Mas mamãe, ele também disse que Deus vem viver dentro de nós, quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador, isso é verdade, também?” Mais uma vez, a mãe assegurou à filha que o que o pregador tinha dito era verdade. Com um olhar perplexo a menina perguntou: "Se Deus é maior do que nós e Ele vive em nós, não iria Ele se mostrar através de nós?"

Este é o ponto crucial, se somos cristãos quando as pessoas nos veem, Jesus deve revelar-se através de nós em todos os aspectos de nossas vidas. O Apóstolo Paulo escrevendo aos cristãos de Corinto afirmou: "E todos nós, que... contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados à Sua semelhança..." (II Co 3:18)  Dois pontos importantes podemos destacar aqui: Se somos cristãos, devemos refletir Jesus, em outras palavras, quando as pessoas nos veem, devem ser capazes de contemplar Jesus em nós, através do que falamos ou fazemos. Cada dia, devemos ser transformados mais e mais para sermos como Ele é. E, novamente, isto se evidencia naquilo que falamos e fazemos.

Jesus já tomou o Seu lugar em nossas vidas? Como as coisas seriam diferentes se de fato isso ocorresse? Tenho certeza de que seríamos diferentes. Já pensou, Jesus em sua casa, trabalho, escola, através da sua vida!? Quer percebamos ou não, isto é exatamente o que Ele quer, tornar-se conhecido aos outros através de nossas vidas. Se de fato somos cristãos, nosso maior objetivo deve ser apresentar Jesus aos outros, torná-Lo conhecido. Devemos almejar que todos aqueles que não O conheçam, agora em contato conosco, possam vir a amá-Lo, descobrir a esperança, a alegria, o poder que Ele pode trazer a suas vidas.

Os olhos das pessoas hoje têm sido vendados por Satanás, o príncipe deste século. A visão delas está poluída pelas impurezas deste mundo e a decadência moral que nos rodeia. Como as pessoas verão a Jesus se não refletimos Sua imagem em nós? É por isso que Paulo está desafiando-nos a refletir Jesus em nossas vidas e sermos transformados à Sua semelhança. Mas o que significa ser parecido com Jesus? Não é pelo seu jeito de vestir, se usa barba, cabelos longos e outros sinais físicos. Na verdade, significa imitar Seu caráter e Suas atitudes. É exatamente isto que Paulo expõe em Efésios 5:1-2: "Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” Que desafio ousado para empreender! Aliás, quando as pessoas olham para Jesus o que elas veem? Bem, elas veem um Jesus que é generoso com seu tempo, seu amor, seu poder, alguém com um genuíno cuidado e compaixão, totalmente comprometido com a vontade de Deus, e com os outros.

Assim podemos considerar: O que as pessoas veem quando olham para nós? Elas nos veem generosos da mesma forma que Jesus era? Elas nos veem legítimos quanto à nossa fé e nossos compromissos? Receptivos e acolhedores como Jesus recebe qualquer um que se aproxima dEle, cultos ou analfabetos, crianças ou adultos, ricos ou pobres, saudáveis ou enfermos, pretos ou brancos, bonitos ou feios? Ele se aproximava dos pecadores para anuncia-los a mensagem de redenção, oferecendo-lhes uma nova oportunidade. Será que nossas vidas, nossos corações e a nossa natureza refletem a Sua glória? Estamos imitando-O? Devemos fazer Jesus conhecido vivendo como Ele viveu.

Que o Senhor nos ajude a refletir a imagem de Cristo a todos aqueles que estão ao nosso redor.
                                                                 Rev. Liberato