sexta-feira, 22 de abril de 2011

A RESSURREIÇÃO FUNDAMENTO DA NOSSA FÉ

Se Cristo não ressuscitou vã seria a nossa fé. A ressurreição de Cristo é seu grito de triunfo sobre a morte. É a prova cabal de que sua morte foi eficaz, seu sacrifício vicário foi perfeito e a porta da esperança está aberta para nós. Não adoramos o Cristo preso na cruz nem o Cristo vencido pela morte. Jesus ressuscitou. Ele está à destra de Deus, intercedendo por nós e de onde voltará com grande poder e glória.

Cristo morreu, foi sepultado e ressuscitou segundo as Escrituras. Sua morte e ressurreição não foram um acidente, mas uma prova do grande amor de Deus. Ele não morreu como um mártir, o Pai o entregou e ele voluntariamente se deu. Sua morte foi pública e sua ressurreição confirmada por várias testemunhas. Nossa fé não está fundamentada num mito. O alicerce da nossa esperança não está numa lenda. Os céticos tentam desesperadamente negar essa verdade incontroversa. Alguns dizem que Jesus não chegou a morrer, mas apenas teve um desmaio na cruz. Outros afirmam que os discípulos roubaram o corpo de Cristo. Ainda outros aventam a hipótese de que as mulheres foram ao túmulo errado e divulgaram a notícia de que a sepultura ficou aberta. As trevas do engano, entretanto, não podem prevalecer contra a luz da verdade. Jesus está vivo. A realidade de sua ressurreição mudou a vida daqueles discípulos pusilânimes. Dominados pela convicção da vitória de Cristo sobre a morte, eles tornaram-se homens ousados e enfrentaram com galhardia as perseguições, os açoites, as prisões e o martírio.

Os gregos tinham uma falsa compreensão a respeito da ressurreição. Eles consideravam a matéria má e o corpo como mera prisão da alma, por isso não aceitavam a ressurreição do corpo. Paulo combateu com eloquência tal erro, mediante o argumento de que se não há ressurreição do corpo, então “Cristo não ressuscitou, e se Cristo não ressuscitou é vã nossa pregação e a nossa fé”. Se Cristo não ressuscitou somos falsas e inúteis testemunhas de Deus. Se Cristo não ressuscitou ainda permanecemos nos nossos pecados. Se Cristo não ressuscitou os que dormiram em Cristo pereceram. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos. A ressurreição de Cristo é o fundamento que mantém o edifício do cristianismo de pé. À luz do túmulo vazio de Cristo, a igreja nasceu. Porque Cristo ressuscitou, a morte não tem a última palavra. Porque Cristo ressuscitou o túmulo gelado não é nosso destino final. Caminhamos não para um ocaso lúgubre, mas para uma manhã radiosa de imortalidade e gozo eterno.

Cristo levantou-se da morte como primícias dos que dormem. Ele abriu o caminho e após Ele seguiremos. Como morremos em Adão, seremos vivificados em Cristo. Quando ele vier em sua majestade e gló ria, os mortos ouvirão dos túmulos a sua voz e sairão, uns para a ressurreição da vida e outros para a ressurreição do juízo. Ao suplantar a morte, Ele tirou o aguilhão da morte e matou a morte com sua morte, triunfantemente na ressurreição. Sua ressurreição é a garantia da nossa ressurreição. À semelhança dEle, teremos, também, um corpo de glória. Nosso corpo será imortal, incorruptível, poderoso, glorioso, espiritual e celestial. Vamos brilhar como as estrelas no firmamento e como o sol no seu fulgor. Todos os que lavaram suas vestiduras no sangue do Cordeiro, caminhamos, portanto, não para um horizonte obscuro, mas para um céu de glória, onde estaremos com Cristo eternamente e com ele reinaremos para sempre!

Cristo ressuscitou e vivo está, Ele é a nossa Páscoa para você e sua família.


VOCÊ É SERVO?

Servo não é um título que se ganha, mas sim um estilo de vida de entrega total como Jesus ensinou (Mt 20:28).

Algo que precisamos saber é que, em diferentes proporções, Deus chamou a todas as pessoas para o serviço em sua obra. No entanto, muitas vezes a nossa falta de conhecimento e limitação pessoal faz que nos sintamos impossibilitados de nos envolver na obra do Senhor.

A principal razão pela qual deveríamos servir ao Senhor se resume nesta frase: "Quero servi-Lo porque o amo". Em II Coríntios 5:14, Paulo diz: "O amor de Cristo nos constrange". Paulo disse que se sentia obrigado, forçado, a contar as boas novas de Jesus por causa do amor que ele tinha recebido do Senhor. Em Romanos 1:14, Paulo diz: "Sou devedor". Ele se via como um devedor de amor. Ele reconhecia que tudo que Deus havia feito por nós por meio de Jesus era por amor (João 3:16). Quando sentimos o amor de Deus sendo derramado na nossa vida, o nosso desejo natural é dar-Lhe alguma coisa em troca. Reconhecemos, porém, que tudo o que podemos oferecer é insignificante em relação ao que Ele nos deu, entretanto devemos entregar o melhor de nós. O que de melhor poderíamos oferecer a Deus? Nossa vida, nossos talentos, nosso tempo, nossas energias e capacidades.

“Senhor, em que te posso servir?". Este deve ser o clamor do nosso coração. As pessoas, que nunca fizeram esta pergunta, obviamente precisam ter uma experiência mais profunda com Deus, ou senão quem sabe, esteja em falta o "fogo do amor" em seu coração. Toda pessoa quando está apaixonada se preocupa em saber qual é a melhor maneira de servir a seu amado, assim deve ser a nossa atitude para com Deus.

O livro de Êxodo 21 fala sobre as leis em relação aos servos. Os versículos 5 e 6 falam do servo, que, após servir a seu senhor por seis anos e no sétimo obter a liberdade, decide ficar definitivamente com seu senhor, porque o amava, não por obrigação, nem por melhor pagamento, mas unicamente por amor a seu senhor.

Ele não queria viver em outra casa nem servir a outro senhor. A partir de então, era feita uma marca em sua orelha (do servo), que o identificava como um escravo por amor perante todos. Com certeza, este escravo era grato com o tratamento recebido de seu senhor. No sentido mais literal, ele daria a própria vida pelo seu senhor. Era um escravo por amor.

Esta deveria ser a nossa resposta ao nosso Senhor amoroso, bondoso e misericordioso! Ele entregou seu filho para morrer por nós, derramando seu sangue, perdoando nossos pecados, dando-nos salvação eterna e vida abundante. Também nos trouxe cura e libertação, dando-nos forças renovadas para seguirmos adiante. A pergunta que deveríamos fazer é esta: "Como não servir a Deus? É impossível! Tenho que servi-Lo! Seu amor me constrange, força-me a servi-Lo e farei tudo por amor".

Então o que poderíamos renunciar para servir a Deus? Nossos gostos pessoais, nosso lugar cômodo, nossas horas de sono, nossos passeios, horas de lazer e outras coisas que não sejam obrigações diárias.

Que o Senhor nos dê um coração de servo tão somente por amor, a fim podermos trabalhar com alegria para a expansão de Seu Reino na terra.

Deus o abençoe!