segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A MELHOR DIREÇÃO

Nem sempre o que Deus manda fazer nos agrada. Este foi o caso de Jonas. Ele não queria ir até Nínive, tomou outra direção. A Bíblia fala que ele se levantou para fugir de diante da face do Senhor (v.3), seria isso possível?

O salmista declara: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também”(Sl 139.7,8) Foi uma tentativa inútil de Jonas. Deus é onipresente e onisciente. Nós também tentamos muitas vezes fazer isso. O Senhor nos dá uma direção e queremos ir para outra. Acabamos andando por lugares que não deveríamos, com pessoas que não nos querem bem e entramos em situações, às vezes, complicadas.

Sempre que estamos dispostos a ouvi-lo, Deus nos dá direções corretas e precisas para nossas vidas. Nem sempre elas agradam nosso eu. Por vezes, ficamos com medo de assumir posições indicadas por Deus, pensamos em nós mesmos, no nosso ciclo de amizades. Foi o que ocorreu com Jonas.

O profeta tentou ir para o outro lado, como fazemos muitas vezes. No princípio, tudo aparentemente dá certo. Ele conseguiu um navio, pagou a passagem e se deitou tranquilamente no porão. A viagem começou. O balanço do mar era agradável e ele aproveitou para dormir. Aí está o grande perigo! Quando estamos fora da direção de Deus, Satanás nos leva a experimentar por algum tempo uma gostosa sensação de bem-estar, para não percebermos a cilada em que estamos prestes a cair. É o sono espiritual, em que muitos estão dormindo. A desobediência tem o seu preço. Não foi diferente com Jonas e não é conosco. Houve uma grande tempestade. Nas tormentas decorrentes da desobediência, não temos para onde correr, molhamo-nos, às vezes ficamos doentes, não é raro sujarmos nossos pés no lamaçal que se forma. Tais situações têm muitos nomes: finanças, enfermidade, desemprego, problemas familiares, vícios e outros problemas. Será que você está no meio de uma delas por causa da sua desobediência?

Em meio a esses temporais, não adianta o quanto lutamos, parece que tudo vai arrebentar-se, todo o esforço é vão, nenhuma tentativa dá bom resultado. Tentamos, por exemplo, sair de uma dívida, entramos em outra ainda pior. Tentamos um novo emprego, mas as inquietações e insatisfações continuam. Fazemos de tudo para agradar a outra pessoa, mas nada parece dar certo.

A Bíblia diz que Jonas foi parar na escuridão, nas entranhas de um grande peixe, por três dias e noites lá ficou. Talvez você também esteja vivendo um momento de escuridão em alguma parte de sua vida. Com toda certeza isso não é agradável.

Diante de tudo isso, só há uma solução, o próprio Jonas nos revela: “Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus, e disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.”(Jn 2.1,2). Quando reconhecemos que estamos no caminho errado e clamamos a Deus, Ele em sua misericórdia nos faz sair da situação e nos conduz de novo para a direção correta.

Qual tem sido a direção da sua vida? Ela está agradando a Deus? Será que há em sua vida alguma atitude que não está de acordo com o projeto do Senhor? Se existir, agora é o momento de clamar a Deus para que o reconduza ao caminho certo. Ore a Ele e peça perdão pelos caminhos que você tem andado, pela desobediência em não fazer a vontade do Pai.

Que o Senhor o abençoe e o guie pelas veredas da Sua justiça.