segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ENCONTRO DE REVITALIZAÇÃO DAS SOCIEDADES DOMÉSTICA DA IPB - SRN

O Sínodo do Rio Grande do Norte - SRN promoveu, nos dias 03 e 04/09, no templo da Igreja Presbiteriana do Alecrim, um abençoado encontro visando a revitalização das sociedades domésticas. Contamos com a presença da Secretária Geral do Trabalho Feminino da IPB a irmã Eunice Souza da Silva, e da Presidente da Confederação Nacional do Trabalho Feminino da SAF a irmã Ana Maria Prado.

No culto de abertura, com a presença de muitos irmãos e irmãs, o Presidente do Sínodo Rev. José Romeu pregou uma mensagem com o seguinte tema: "A revitalização da Igreja". Click no link a seguir e ouça: http://www.esnips.com/doc/9bde42e9-c639-4e73-9d84-d5ba30f8dd5d/A-revitaliza%EF%BF%BD%EF%BF%BDo-da-Igreja-Pr-Romeu

No sábado, 04/09, pela manhã, o Rev. Liberato Pereira do Santos - Secretário Sinodal e Presbiterial do Trabalho Feminino - minstrou a palavra com o seguinte tema: "Vivendo em Cristo e sendo aperfeiçoado Nele." Click link a seguir e ouça: http://www.esnips.com/doc/2effa87d-fc86-4644-a2de-d56ae047f469/VIVENDO-EM-CRISTO-E-SENDO-APERFEI%EF%BF%BDOADO-NELE


SER UM CRISTÃO AUTÊNTICO E CHEIO DO ESPÍRITO SANTO

O que é ser um cristão? Não é apenas ser arrolado numa igreja cristã. É cristão quem confia plenamente no Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, recebeu o Espírito Santo em sua vida e, na força do Espírito, passa a andar como Cristo andou. Não é ser um mero conhecedor dos ensinos de Cristo, mas alguém que vive como Cristo viveu, faz o que Cristo fez, ama como Cristo amou e obedece a Deus como Cristo obedeceu. Isso só é possível para quem nasce de novo (João 3:3), para quem tem o Espírito de Cristo nele. Paulo, em 1 Coríntios 3:16, nos ensina que cristão é aquele em quem o Espírito Santo habita. Mas uma coisa é ter o Espírito Santo e outra é ser cheio do Espírito Santo. Todos que tem o Espírito Santo precisam ser cheios do Espírito, viver uma nova vida com Cristo.

No dia de Pentecostes todos ficaram cheios do Espírito Santo- Atos 2:1-4. O segredo dos primeiros cristãos é que eles eram cheios do Espírito Santo. Paulo orienta os crentes em Efésios 5:18: “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito.” Este texto nos apresenta alguns princípios para o enchimento do Espírito:

Só se embriaga quem bebe bastante, vinho ou o Espírito. Com pouco ninguém se embriaga. Há diferença entre aquele que diz da boca para fora que é cristão de quem está embriagado pelo Espírito, razão por que devemos encher-nos completamente do Espírito.

O enchimento do Espírito deve ocorrer diariamente. É preciso ter disposição para buscar o enchimento. O que Paulo diz em Ef. 5:18 é: “mas deixem-se encher pelo Espírito”, ou seja, estejam na continua dependência do Espírito, assim receberemos poder para viver em santidade, separados das coisas pecaminosas. Não podemos viver a vida cristã por nossas próprias forças.

O v.18, no original, traz a idéia de algo que precisa ser feito continuamente “encham-se do Espírito de Deus”, e continuem a ser cheios cada vez mais. Todo dia, em todo lugar é preciso ser cheio do Espírito. Quem se enche de álcool fica debaixo de sua influência negativa. Quem se enche do Espírito também, mas uma influência positiva. Alguém cheio de álcool perde o controle de suas ações e faz loucuras. Alguém cheio do Espírito fica cada vez mais consciente do que deve fazer, conforme a vontade de Deus. O álcool influencia tirando a consciência. O Espírito nos dá cada vez mais consciência da vontade de Deus. Ele toca em nosso coração, nos faz ficar sensíveis à voz de Deus, nos orienta nas decisões, nos inspira, nos aperfeiçoa para realizar melhor a obra de Deus. Enchimento não é algo só para uma vez, ou de vez em quando. Deve ser ininterrupto – todos os dias.

Amados irmãos, o enchimento do Espírito é algo que deve fazer parte da vida diária do cristão cada vez mais. Por isso, para se manter cheio é necessário abastecer-se diariamente com o Espírito Santo de Deus, assim devemos: falar entre nós com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, e nos sujeitarmos uns aos outros no temor de Cristo.

Que o Senhor nos ajude a sermos cristãos autênticos cheios do Seu Espírito, a fim de que possamos fazer diferença neste mundo dominado pelo pecado.