terça-feira, 15 de junho de 2010

UM TROFÉU INCOMPARÁVEL


“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas só um leva o prêmio ? Correi de tal maneira que o alcanceis” (I Co 9.24)
A Copa já começou! Hoje, terça-feira, dia 15/06, às 15h30min, a Seleção Brasileira entrará em campo em busca de mais um troféu, o Hexa campeonato! São 32 seleções que participam deste evento na África do Sul. Todas as seleções que ali se encontram correm atrás de um troféu, ser considerada a melhor seleção de futebol do mundo. Todas elas correm nos estádios, mas apenas uma levará o troféu.
Usando uma figura esportiva, Paulo escreve aos coríntios, para orientá-los na caminhada cristã. Assim como os brasileiros, os coríntios eram apaixonados por esportes. Naquela época, ocorria no Istmo, uma espécie de jogos regionais olímpicos. Este evento movimentava a vida da cidade e apaixonava seus moradores. Paulo, de maneira sábia, utiliza o quadro para instruir os irmãos de Coríntios de que, à semelhança dos atletas dos jogos do Istmo, eles deveriam correr a vida cristã com:
a) Disciplina. Todo atleta em tudo se domina... Atletas que se tornaram vitoriosos foram os que se disciplinaram em treinos, na vida, com o intuito de um melhor resultado. Disciplina alimentar, disciplina nos exercícios, até nos descansos. Em tudo se vê a necessidade de disciplina. Na vida cristã não poderia ser diferente.
b) Proceder conforme as regras. Correi de tal maneira que o alcanceis... Cortar caminho, usar de substâncias impróprias às vezes são meios praticados pelos atletas com o objetivo de alcançar o prêmio. Na copa de 2004, Diego Maradona foi excluído pela Federação Argentina de Futebol por ter sido pego no exame de antidoping. Os atletas que assim procedem, mesmo que ganhem o prêmio, são desclassificados. Na vida cristã não há atalhos, nem mecanismos de falsificação ou de fraude. Ou corre adequadamente, ou você é desqualificado.
c) Objetivo. (1 Coríntios 9.26). Um atleta inicia sua preparação de maneira menos intensa. Com o passar do tempo e a continuidade dos treinamentos, aumenta-se o ritmo, aceleram-se as atividades. O treino é movido por um objetivo, ser campeão! A Seleção Brasileira durante 4 anos se aplicou nos preparativos, treinos, jogos amistosos. Seu propósito é o Hexa. Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Quem caminha sem meta não se dirige a lugar nenhum! O escopo do cristão é a eternidade com o Pai, tudo que fazemos aqui tem implicações eternas. Não podemos perder o nosso alvo.
A disciplina, o proceder conforme as regras e o objetivo conduzem ao Troféu, Prêmio. Os atletas olímpicos da antiguidade recebiam como prêmio uma coroa de louros. A Seleção Brasileira, como as demais seleções, está em busca, mais uma vez, do troféu de campeã do mundo. Todos os prêmios deste mundo são ilusórios, corruptíveis e temporais. Paulo nos adverte, via igreja de Corinto, de que, como cristãos, buscamos algo de maior valor, algo mais nobre, eterno. Os atletas que seguem atrás de um troféu comum se esforçam tanto; nós cristãos devemos esforçar-nos ainda mais, visto que o prêmio que nos aguarda é uma coroa incorruptível, não passageira e inigualável.
Amados, ao acompanharmos a Copa do Mundo, percebamos como os atletas lutam e se entregam, apenas por um título que é passageiro. Assim também, estimulemos uns aos outros, em nossa corrida cristã, a agir de maneira que alcancemos o troféu da soberana vocação, que o Justo Juiz já reservou para todos os vencedores!