domingo, 17 de janeiro de 2010

EM BUSCA DOS VERDADEIROS TESOUROS

Muitas pessoas possuem fama, bens, poder, todavia os verdadeiros tesouros que um ser humano pode e necessita alcançar não são os terreais, porém aqueles que tem valores eternos. Isto não significa que não devemos trabalhar por realizações pessoais aqui na terra, mas, sim, que os tesouros eternos são mais importantes, pois dão ao homem qualidade de vida aqui na terra e garante a sua entrada no Reino Eterno do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.
A Bíblia nos apresenta tesouros preciosos de que precisamos apropriar-nos, enquanto estamos em nossa caminhada aqui neste planeta.
Reconhecer o verdadeiro valor do sangue do Senhor Jesus Cristo – “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pe 1.18,19).
É por meio do sangue de Jesus derramado no calvário que temos os nossos pecados perdoados: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1.7).
Pelo sangue derramado somos livres do acusador: “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida” (Ap 12.11).
Amar a gloriosa e bendita Palavra de Deus – “Para mim vale mais a lei que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata” (Sl 119.72)
“Amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro refinado” Sl 119. 127).
Os princípios estabelecidos na Palavra de Deus trazem estabilidade, equilíbrio, prosperidade, saúde, qualidade de vida e salvação. Por isso, são descritos pelo salmista como verdadeiros tesouros.
Desenvolver e exercitar a fé – “Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado” (1 Pe 1.7).
A fé é descrita por Pedro como um bem precioso, mais importante que o ouro refinado e traz louvor, glória e honra. Somente através da fé podemos agradar ao coração do Pai e receber dele a recompensa: “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor” (Hb 11.6).
Ser manso e prudente - A mansidão é de alto valor diante de Deus – “seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus” (1 Pe 3.4).
Querer agradar ao Pai e viver uma vida em paz? Seja manso. Veja o que diz Mt 5.5: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” . Ser manso é entregar suas demandas a Deus, não lutar com as suas próprias armas, pois elas são carnais. É depender mais de Deus. Sendo prudentes – “vede prudentemente como andais, não como néscios, e, sim, como sábios” (v. 15); “não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (v.17)
Assim como Salomão, devemos pedir sabedoria ao Senhor para agir em todas as ocasiões (1 Rs 4.29). Um dos resultados da sabedoria é a prudência (Sl 111.10), que é fundamental para nossa vida cristã, pois sem ela nos enveredaríamos por caminhos tortos e não somente nos afastaríamos de Deus, como também comprometeríamos a imagem de Cristo. Assim, devemos ter prudência em vários aspectos da nossa vida.
O ser humano se afadiga neste mundo na busca de um tesouro transitório, corruptível, por causa de seus valores invertidos, enquanto Deus tem para seus filhos um melhor e maior tesouro incorruptível. Volto a dizer que não precisamos desprezar os tesouros desta terra, contudo precisamos ter em mente que eles servem somente para um fim proveitoso, isto é, a nossa subsistência e investimentos no Reino de Deus.

Rev. Liberato