sexta-feira, 26 de março de 2010

READQUIRINDO O ÂNIMO E A PAZ

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". Jo 16:33
Você está aflito por algum problema? Muitos são os fatores que concorrem para nos roubar a paz e instalar um clima de apreensão e medo. Na família, no trabalho, nos relacionamentos enfrentamos embates em que, em muitas circunstâncias, somos tentados a mergulhar na aflição e desespero.
Observe o verbo ter, no versículo supracitado: Ter paz em Cristo, ter tribulação no mundo e ter bom ânimo, pois Jesus venceu o mundo.
Ter paz em Cristo. Tenham paz em mim. Em que está baseada a sua paz? Dinheiro, ausência de problemas na casa, no trabalho? O Senhor não ofereceu uma paz barata, desvalorizada, que não seja resultado de crescimento em meio às lutas do dia a dia.
O Senhor avisa de tribulações, perseguições e até do fracasso dos discípulos em o abandonarem no pior momento de sua vida. Mas mesmo assim ele diz: "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz". Sua paz não está na sua juventude ou velhice, pele lisa ou enrugada, cabelos "bonitos" ou "feios", família a tratar bem ou mal, ter muito dinheiro ou não ter nada, saúde ou doença. Nada disso, nossa paz está "em Cristo", que nos sustenta e fortalece nos momentos mais difíceis!
Ter aflições no mundo. O mundo no conceito de Jesus, expresso por João, é um sistema de relacionamentos e posses dominado por Satanás (Jo 12:31; Jo 14:30; Jo 16:11; Ef 2:2). Muitas vezes esquecemos que somos estrangeiros e peregrinos e pensamos em mundo como lugar de habitação permanente, sucesso permanente e associações neutras. Nada mais longe da verdade. Lutamos contra a autoridade maior deste sistema de valores. E ele não nos dá e nunca nos dará trégua. Qualquer condição de neutralidade nossa
já significa derrota e espaço concedido ao inimigo em nossa guerra. Deus nunca prometeu uma vida fácil aos seus, e aqui o Senhor nos está lembrando. O que teremos no mundo são tribulações: Temos "angústia ou perseguição por causa da palavra", Mt 13:21; haverá a "grande tribulação", Mt 24:21; para entrarmos no reino de Deus teremos "muitas tribulações", At 14:22; mas a grande bênção é que podemos nos gloriar "nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança". Rm 5:3-4. E o mais importante é que Deus "nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus". 2Co 1:4. Em outras palavras, as aflições ou tribulações só nos farão bem e nos prepararão para melhor servirmos aos outros. Por isso, essa mensagem de paz de Jesus aos discípulos e a nós. Paz nele e aflições no mundo. Mas o melhor vem agora.
Ter bom ânimo, pois Jesus venceu o mundo. "contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". Aqui estão as palavras do dono legítimo do mundo, o qual se fez homem e venceu o mundo como homem. Como vai seu ânimo? Aqui não há um encorajamento para pedir ânimo, mas uma ordem como "encoraje-se"! "anime-se"! É o Senhor da vida que está ordenando. Ele disse a mesma coisa várias vezes a servos seus: (Sl 27:14; Mt 9:2; Mt 9:22; Mt 14:27). Aproprie-se, pois Jesus já nos deu o ânimo para vencer as lutas e dificuldades desta vida.
Não esmoreça diante das adversidades, anime-se, porque quem ordena é o Senhor que venceu! Aleluia.
Que Deus renove suas forças, dando-lhe ânimo forte.

Rev. Liberato

Nenhum comentário: