sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

AVALIANDO O ANO QUE PASSOU


"Não fosse o SENHOR, que esteve ao nosso lado... O nosso socorro está em o nome do SENHOR,
criador do céu e da terra". Sl 124:1-8
Ao chegar ao término de mais um ano, é salutar uma retrospectiva, pois através dela podemos verificar aquilo que foi produtivo, bem como os aspectos que necessitam de aprimoramento em nossa trajetória de vida.
A idéia da balança imaginária pode ajudar-nos bastante. Num dos pratos, colocamos todos os nossos sucessos e, no outro, todos os nossos fracassos. É incrível que sempre chegamos à mesma conclusão: "tenho que mudar a minha vida no ano que vai chegar. Alguma coisa tem que mudar e para melhor". Isso demonstra claramente que, apesar de muitos acertos, não somos perfeitos, carecemos sempre de aperfeiçoamento.
O balanço é necessário, pois a cada ano que se inicia fazemos nossos planos e traçamos metas imaginárias para serem atingidas. No final, avaliamos para verificar que objetivos alcançamos ou nos quais falhamos. Mas qual deve ser o critério básico para nossa avaliação? Será que nossa vida tem sempre que ser medida pelos valores efêmeros deste mundo?
O salmista, ao escrever o Salmo 124, nos ajuda nesse processo de avaliação. Percebemos que ele não estava preocupado com as circunstancias a sua volta. Ele também não estava preocupado com suas realizações, seus sucessos e seus fracassos. Sua única preocupação é com a presença do Senhor ao seu lado, a qual o livrava de inimigos e situações difíceis. A convicção da presença de Deus é determinante para nossa caminhada cristã. Na mente do salmista, essa presença é caracterizada pela intimidade que procuramos desenvolver com o nosso Pai celestial. Jesus afirmou que a primeira coisa que devemos buscar é a vontade de Deus para nossa vida. Em nossa análise, devemos ter em mente se constatamos essa presença de Deus conosco.
Ao olharmos para o ano de 2009, que já faz parte do nosso passado, veremos quanta coisa aconteceu. Alguns com certeza contarão apenas as coisas aparentemente ruins que lhe aconteceram: uma doença na família; um parente desempregado, ou mesmo uma tristeza que bateu de repente. Outros com certeza contarão apenas as coisas boas: um ente querido que foi curado de alguma doença; um amigo que conseguiu formar-se na faculdade; a compra de um carro novo, ou ainda uma nova amizade que trouxe muita alegria.
No entanto devemos concordar com o salmista: "se não fosse o SENHOR que esteve ao nosso lado em 2009..." Meus amados irmãos, é evidente que tudo o que nos aconteceu neste ano que findou, sejam as coisas boas ou as que consideramos ruins, obedeceu a um plano muito maior do que podemos entender. Tudo estava debaixo da Soberana mão de Deus. Nada fugiu ao controle d'Aquele que nos ama e quer o nosso bem. Paulo, em Romanos 8:28, afirmou: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Devemos agradecer a Deus pelo seu cuidado paterno e amoroso como nos conduziu com sua gloriosa presença em 2009.
Ao iniciarmos o ano de 2010, tenhamos em mente o que Paulo continuou escrevendo aos Romanos no capítulo 8, desta feita nos versículos 36 e 39: "Quem nos separará do amor de Cristo? Porque eu estou bem certo de que... nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor".
Nada nos pode separar deste amor.
Portanto, vivamos 2010 com a mesma certeza que nos impulsionou em 2009, a certeza de que somos filhos de Deus e Ele sabe o que é melhor para nossas vidas. Sejamos gratos a Ele por tudo. Procuremos sempre andar na sua gloriosa presença.
Que Deus nos abençoe, e um FELIZ ANO NOVO!

Rev.Liberato