terça-feira, 15 de setembro de 2009

COMO MANTER UMA VIDA SAUDÁVEL

Provérbios 4:23-27

O sábio rei Salomão, em seu livro de Provérbios, dá a seu filho inúmeros conselhos que têm o propósito de proporcionar-lhe sabedoria e entendimento para que ele também seja sábio e prudente na maneira de pensar, falar, olhar e agir. Estes ensinamentos continuam vivos e eficazes, capacitando-nos a obter uma vida saudável.

Guardar o coração“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (v.23). Atualmente, nosso cérebro é considerado o centro diretor das atividades humanas, mas para a Bíblia esse centro diretor é o coração, pois, segundo ela, no coração que se encontra a fonte dos desejos e das decisões e, para nós, o coração é figurativamente a sede das emoções. Para termos uma vida de vitória sobre o pecado, devemos buscar a pureza da nossa mente. Por isso, necessitamos de guardar nosso coração para não cedermos aos desejos do pecado, pois aquele é mais enganoso do que todas as coisas (Jr 17.9). Além disso, o mal procede da abundância do nosso coração (Lc 6.45)

O cuidado com a nossa língua“Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios” (v.24). A língua é o membro do nosso corpo mais difícil de ser controlado. Tiago, apóstolo, afirma que ela é indomável (Tg 3:5-12). As palavras que saem da nossa boca podem gerar bênção ou maldição (Pv 18.21). Por isso, devemos refrear a língua do mal (Sl 34.13). Só poderemos conter nossa língua através da pureza de mente, porquanto aquilo que falamos revela a verdadeira condição da nossa mente, se estamos voltados para as coisas celestiais ou se os nossos interesses ainda são terrenos, se estamos submetendo-nos à vontade do Senhor ou se a nossa própria vontade ainda nos domina. Use sua língua para abençoar, falar coisas que edificam você e o seu próximo.

A pureza no olhar“teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti” (v.25). Jesus ensinou que os nossos olhos precisam ser bons para que todo o nosso corpo seja luz (Mt 6.22). Assim, não devemos distrair-nos, olhando para cada coisa que surgir em nossa frente, pois isso nos afasta da presença de Deus e desvia o nosso pensamento para o mal. A Bíblia ensina que devemos manter nosso olhar "firme" em Jesus, pois Ele é o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2). Foi olhando para Jesus que Pedro conseguiu andar sobre as águas e só afundou quando desviou seu olhar do mestre. (Mt 14.25-31).

Guardar os nossos pés do caminho mal“Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos” (v.26). Devemos sempre meditar e orar antes de agir. Nunca devemos proceder de maneira intempestiva. Erramos quando não entregamos o nosso caminho nas mãos do Senhor, confiando seu amor e poder. No versículo 18, Salomão afirma que a Bíblia ensina que "a vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito". Por isso, devemos sempre confiar no Senhor, meditando e orando sempre antes de agir, pois somente assim desviaremos nossos pés do caminho mal. O melhor caminho é a palavra do Senhor o sábio afirmou: “Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal” (v.27). Andar pelos caminhos do Senhor, os quais trarão vida longa, paz e prosperidade, é uma decisão pessoal, uma atitude de mudança de vida, deixando a derrota e optando pela vitória.

Amados, que o Senhor nos ajude a guardar seus corações, para manter a pureza de mente, sinceridade no falar, firmeza no olhar e cautela no agir, pois são conselhos que os ajudarão a ter uma vida saudável e viver bem consigo mesmos, com as pessoas de sua convivência e, acima de tudo, com o Senhor nosso Deus.

Rev. Liberato