terça-feira, 7 de julho de 2009

FICHA LIMPA - COMBATE À CORRUPÇÃO

Após o ato da criação, Deus fez a seguinte avaliação: “Viu Deus tudo quando fizera, e eis que era muito bom”(Gn1:31). Isso lembra que as coisas em si mesmas não são necessariamente más. O pecado foi que fez a boa criação de Deus se corromper.
A política é uma entidade criada, assim como a família e a igreja. Paulo nos ensina que foi Deus quem instituiu todas as autoridades governamentais (Rm 13). Deus tem interesse na política, assim como tem na família e na igreja.
Ele chamou os homens para serem autoridades/líderes (políticos), debaixo de seu único governo, pois Ele é Soberano sobre toda a criação. A política é uma área de atividade governamental legítima. Ela é suja quando homens maus praticam esquemas maus. O mesmo acontece com todas as outras áreas de responsabilidade humana: negócios, justiça, educação, trabalho. O pecado afetou todas as instituições. Isso significa que a lei de Deus tem chamado toda instituição a juízo. Se alguém afirma que a lei de Deus não julga todas as áreas da vida é porque não tem conhecimento das Sagradas Escrituras. Nós, cristãos, devemos insistir que o evangelho de Jesus Cristo pode limpar toda instituição do pecado/maldade, uma vez que Ele nos entregou um evangelho abrangente, portador de redenção abrangente.
A proposta fundamental do cristianismo é que sejamos sal e luz por causa da realidade do pecado, de modo que devemos envolver-nos na política, mesmo que ela contenha sujeira. Quem mais tem os meios para limpar a política, ou qualquer outra área de atividade humana, senão o cristão sério e comprometido com a Palavra de Deus? Nossa omissão contribui para que a política seja ainda mais corrupta. Podemos ser como Daniel, que influenciou positivamente a Babilônia, e posteriormente o império persa, com sua conduta impecável de servo fiel ao Deus Verdadeiro.
Neste contexto, podemos contribuir para melhorar o quadro dos nossos políticos, evitando que homens corruptos assumam o poder. Nós da IPN, aliados a dezenas de organizações da sociedade civil e religiosa, abraçamos a campanha Ficha Limpa do MCCE – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. A Campanha é um projeto de lei de iniciativa popular que visa alterar a Lei Complementar número 64, de 1990, a fim de tornar inelegíveis pessoas em débito com a justiça, julgadas em primeira instância, e também parlamentares que renunciam ao cargo para não serem cassados. Para isso, será necessário recolher 1,3 milhão de assinaturas para apresentar ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de retrocitado, para alteração da lei de inelegibilidade.
Vamos fazer a nossa parte, temos o compromisso de lutar por uma sociedade mais justa e fraterna. Somos o sal e a luz deste mundo, agentes influenciadores, mostrando por meio das nossas vidas e ações o compromisso com o Deus criador e preservador da vida.
Orientamos a todos os membros portadores de Título de Eleitor que procurem os irmãos Leonardo Cartaxo e/ou Rossine e preencham devidamente a ficha com os seus dados, pois queremos, com urgência, enviar ao comitê gestor do projeto a nossa participação.
Oremos pela conversão dos nossos políticos, sejamos modelos de firmeza moral, influenciando a nossa geração com os valores do Reino de Deus. Rev. Liberato