domingo, 22 de março de 2009

INTIMIDADE COM A PALAVRA DO SENHOR

Tomei conhecimento, recentemente, de uma entrevista de um grande líder e pregador, afamado em ser um excelente ganhador de almas para o Senhor Jesus, cujo nome se destaca no cenário evangélico dos nossos dias. Foi-lhe perguntado: Já agora, no final de seu ministério, há alguma coisa que o senhor gostaria de rever, reconsiderar? Ele afirmou que sim e, num espírito sincero e verdadeiro, disse: “todas as vezes que li a bíblia apenas para fazer os meus sermões”.
Amados, todos nós corremos o risco de lidar com a Palavra do Senhor mecanicamente, como um mero ato de religiosidade, intelectualismo ou profissionalismo. Quantos lêem a Bíblia apenas por obrigação, porque o pastor ou outro líder qualquer o cobrará.
Impressiona-me a forma como Davi descreve seu amor e anelo pela Palavra do Senhor no Salmo 119. Ele foi um homem comum como nós, tinha suas lutas, fraquezas e erros, contudo seu coração era apegado à Palavra do Senhor, a qual o fazia ser quebrantado, quando confrontado no seu pecado.
Destaco algumas expressões de Davi no Salmo 119 que mostram o seu desejo em desenvolver intimidade com a Palavra do Senhor, vejamos:
Buscar a Deus, isto sempre foi o alvo primeiro na vida de Davi, e para ele isso se dava através da Palavra: “De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos.” v. 10;
Manter a Palavra de Deus sempre à sua mente para nortear seus caminhos: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” v.11.
Davi tinha prazer e apego à Palavra e a considerava como orientadora para sua vida. A Palavra dava aprazimento ao salmista, deleite e alegria: “Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus conselheiros.” v. 24. “Aos teus testemunhos me apego; não permitas, Senhor, seja eu envergonhado.” v.31
No v. 36, faz uma oração sincera: “Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça.” v. 36. Pediu ao Senhor que fizesse o seu coração pender sempre para a Palavra, desviando-o daquilo que não agrada a Deus.
No v. 72, ele declara o valor da Palavra de Deus para sua vida: “Para mim vale mais a lei que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata.” Ah! Quantos deixam a Palavra de Deus abandonada, não tem tempo para meditar, pois estão priorizando os tesouros desse mundo.
A Palavra de Deus não é mais uma das verdades para o salmista, e sim a verdade absoluta, que Davi assevera no v. 86: “São verdadeiros todos os teus mandamentos; eles me perseguem injustamente; ajuda-me.” E ainda: “As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre.”
O amor à Palavra o levava à meditação diária, por certo o homem bem-aventurado do Salmo 1 não se arredava de sua mente: “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!” v. 97. À leitura diária da Palavra para Davi não era um tédio, enfadonha, mas um gozo íntimo e suave: “Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.” v. 103
A Palavra orientava seus atos e decisões: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos.” v.105
O Salmo é recheado de expressões onde Davi declara seu amor, prazer, temor, obediência, reverência à Palavra do Senhor. Para ele, a Palavra sempre foi a fonte orientadora, que livra o homem do caminho mau, da angústia, do sofrimento, do pecado. É ela é o poder de Deus para a salvação do pecador.
Amados, precisamos aprender com Davi a ler as Escrituras com prazer e amor, ela é o nosso pão diário, que nos alimenta para a vida eterna. Meditemos diariamente, pois como o próprio Davi afirmou no v.151 “Tu estás perto, Senhor, e todos os teus mandamentos são verdade.” É pela leitura da Palavra que nos achegaremos mais perto do Senhor e desfrutaremos da intimidade com o Pai.
Deus o abençoe grandemente.
Rev. Liberato